segunda-feira, 7 de julho de 2014

7º aniversário Summorum Pontificum e 4º ano de Missa tridentina em Juiz de Fora

A Carta Apostólica Motu Proprio data (dada pela vontade própria do Papa) intitulada Summorum Pontificum, de Bento XVI, foi publicada em 7 de julho de 2007 e entrou em vigor em 14 de setembro do mesmo ano.
Portanto, comemoramos sete anos do documento que facilitou a participação dos fiéis do mundo inteiro na antiga forma do rito romano.
Em Juiz de Fora, completamos quatro anos de celebração da Missa na forma extraordinária. Foi em 2011 que tivemos as primeiras Missas, pela louvável iniciativa do Padre Elílio de Faria Matos Júnior, atualmente em Roma.

O que é o Motu Proprio Summorum Pontificum?
É um documento que o papa Bento XVI publicou sobre o uso da liturgia romana anterior à reforma de 1970, particularmente sobre a forma de celebrar a Missa chamada "tridentina" (pois remonta ao Missal de São Pio V, logo após o Concílio de Trento (tridentino)). Ele reafirmou o fato da Missa tridentina nunca ter sido abolida e liberou sua celebração a pedido dos fiéis sem necessidade de autorização episcopal. O papa explicou que existem duas formas de celebração do rito romano: a forma ordinária (a missa mais conhecida, de 1970) e a forma extraordinária (a missa tridentina). São “duas expressões do único rito romano”.

Graças à coragem de Bento XVI podemos desfrutar dessa venerável forma de celebrar o Santo Sacrifício, com mais liberdade, menos burocracias e constrangimentos. É um grande bem espiritual para toda a Igreja.

Saiba quais são as questões mais frequentes sobre a Missa tridentina aqui no nosso blog: http://missatridentinajf.blogspot.com.br/2013/05/duvidassobre-missa-tridentina-o-que-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário