segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Infância Espiritual de Santa Teresinha e os Sacramentos

Porque está toda cheia do amor de Jesus, a alma [na infância espiritual segundo o método de Santa Teresinha] nutre terno respeito para com os sacramentos e para com as coisas do culto sagrado.

Nas instruções divinas da palavra de Deus, esta alma pequenina, instruída por divina inspiração, vê mais profundo do que o soído das palavras e das frases e distingue sentidos novos e luzes altíssimas, sente gosto e prazer neste alimento celeste.

Há um encanto oculto em tudo o que é sagrado. No sacramento da penitência deves ver um meio doce de mergulhar no sangue do Senhor e limpar-te até dos resquícios de poeira. Terás para com a Eucaristia uma atração irresistível. A comunhão será o teu céu sobre a terra.

As festas litúrgicas da Igreja com suas pomposas comemorações fazem a alma pequenina viver num ambiente embalsamado do incenso delicioso da piedade. É uma fonte puríssima onde se bebe com avidez.

(...)

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
Deves ter fome das coisas divinas e é nos sacramentos que te alimentarás. Não aproves as almas que, escrupulosas, enganadas pelo demônio, se afastam da comunhão, privando Jesus de seu verdadeiro tabernáculo que é nosso coração, porque não desce o Senhor do céu para ficar no cibório de ouro, senão para descer ao cibório de nossa alma.

[O Catecismo de São Pio X lembra que são necessárias apenas três coisas para fazer uma comunhão bem feita: estar em estado de graça (se estiver em pecado mortal deve-se confessar e não basta a contrição perfeita); estar em jejum uma hora antes da comunhão; e saber o que se vai receber, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo, em consequência, aproximar-se da sagrada Comunhão com devoção.]

O céu de Jesus, onde encontra suas delícias, é o nosso coração tão pobrezinho e tão necessitado de Deus.

É assim que te fortaleces para os pesados combates da vida. Deve ser grande teu amor pela sagrada comunhão, a ponto de arrastares todo e qualquer sacrifício para receber o pão sagrado todos os dias, achando na comunhão a melhor paga de teus trabalhos e sofrimentos.

O Senhor, que enche a terra de seus mistérios e maravilhas, há de cumprir e completar todos os teus desejos, porque esses anseios foi ele mesmo que os colocou em teu coração. Ora, Deus não inspiraria desejos que não quisesse cumprir. Alimenta pois o desejo de viver intimamente unido a ele sobre a face da terra, sem interrupção.

Do amor entranhado à eucaristia, serás levado a apreciar de modo particular o caráter sublime do sacerdócio. Que respeito e amor merecem aqueles que sobem o altar do Senhor para realizar os sagrados mistérios!

(Extraído do livro “A Infância Espiritual (Santa Teresinha), do monsenhor Ângelo R. Lucena. São Paulo: Paulus, 1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário