quinta-feira, 30 de maio de 2013

E EU, QUANDO FOR LEVANTADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM

Et ego, si exaltatus fuero a terra, omnia traham ad meipsum.

E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.

(João, XII, 32)

As palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo são verdadeiras, pois Ele é a Verdade encarnada. Ele então deveria atrair a todos a Si quando fosse levantado da terra. Mas, quando Ele foi levantado da terra? O próprio São João responde a isso dizendo que Ele designava assim a morte que havia de morrer (João, XII, 33).

Ele, pois, foi levantado da terra pregado em uma cruz. Naquele madeiro bendito, a Verdade encarnada deveria atrair todos a Si. É no Santo Sacrifício da Cruz que Nosso Senhor nos atrai para Si, tal qual a pessoa amada atrai aquela que ama.

Mas e aqueles que não estavam vivos naquele tempo derradeiro? Como atraí-los também? Como fazer que todos fossem a Ele? E como manter a verdade dessas palavras proferidas pela Verdade encarnada ao longo dos séculos, depois que o Santo Sacrifício da Cruz fosse consumado e se tornasse um fato do passado?

Nosso Senhor, que quis ficar sempre conosco, quis ainda que suas palavras fossem verdadeiras, ao instituir um Sacrifício perfeito, puro e sem mancha, que pudesse ser continuamente repetido até a consumação dos séculos, a fim de atrair todos a Ele, ou seja, a fim de que todos O amassem, e amando alcançassem a grande misericórdia e a salvação por meio Dele.

O profeta Malaquias já afirmava que do oriente ao ocidente o nome de Deus seria grande e em todo o lugar se sacrificaria e se ofereceria uma oblação pura (Malaquias, I, 11).

Ora, tal oblação é o Sacrifício da Missa. Na Missa, Nosso Senhor Jesus Cristo é novamente imolado. O Sangue preciosíssimo é novamente separado do Corpo, como outrora aconteceu no Calvário. E novamente a Verdade encarnada é levantada da terra, para atrair todos a Si.

Mas houve aqueles que tentaram negar a realidade deste Sacrifício. Houve os que quiseram não uma oblação pura, mas apenas um banquete, apenas uma ceia fraterna. Por inspiração diabólica quiseram perverter a realidade da Missa tornando-a ineficaz. E para que? Para que ninguém fosse atraído à Verdade encarnada, para que as palavras de Nosso Senhor ficassem sem efeito, pois embora permanecessem verdade, se Ele não fosse mais levantado da terra, não atrairia mais a ninguém para Si.

E os efeitos nós vemos hoje: as ovelhas procuram o Pastor de aprisco em aprisco, caindo nas mãos de mercenários e nas bocas dos lobos. Há inclusive aquelas que se cansaram de procurar, pois não foram mais atraídas para a Verdade encarnada, pois Ele não estava mais sendo levantado da terra.

Nosso Senhor, que declarou ser Caminho, Verdade e Vida (João, XIV, 6), quer atrair todos a Si, logo Ele quer ser levantado da terra, ou seja, que o Santo Sacrifício da Missa seja constantemente renovado. Somente deste modo todos serão atraídos. A Verdade encarnada atesta a veracidade destas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário